2016 inicia com alta no ICT-Viçosa e maior variação do IPT desde o início do cálculo da série

O ICT-Viçosa no primeiro mês de 2016 apresentou variação positiva de 0,41, principalmente devido às férias escolares e, consequente, redução do número de passageiros transportados. No acumulado, o ICT atingiu 3,99% nos sete meses de acompanhamento, mantendo a tendência de aumento nos custos, iniciada em outubro de 2015.

Já o IPT-Viçosa, que mede a evolução mensal dos preços dos principais bens e serviços utilizados no transporte público urbano no município, iniciou o ano de 2016 com a maior variação desde o início do cálculo da série, atingindo alta de 2,18% em janeiro. O acumulado de 5,14% nesse período de sete meses reflete a tendência de alta dos preços dos insumos básicos do transporte, similar ao que vem ocorrendo em toda economia, com destaque para as elevações nos preços dos combustíveis e do salário mínimo.

Confira o Boletim Técnico Nº 05 – janeiro de 2016