Departamento de Economia confirma projeções para reajuste da passagem de ônibus em Viçosa

Na reunião da Comissão Municipal de Trânsito que definiu o novo valor da passagem de ônibus urbano em Viçosa, foi aprovada a proposta de reajuste apresentada pelo Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa (DEE/UFV). De acordo com a referida proposta, as passagens de ônibus deveriam sofrer um reajuste da ordem de 11,06%, passando de R$ 2,25 para R$ 2,50.

Esta proposta foi construída com base na evolução dos indicadores de custo e de preço do transporte urbano em Viçosa (ICT e IPT), desde o último reajuste, ocorrido em junho de 2015.

Para mais informações sobre os índices, consulte a Apresentação e as Notas Metodológicas.

Os índices de transporte são calculados com base em informações passadas, ou seja, os valores obtidos em determinado mês levam em consideração os dados de meses anteriores. O problema é que muitas vezes esses dados não estão disponíveis, sendo necessário fazer projeções de valores para que se possa apresentar uma proposta de reajuste que será realizado meses adiante.

Esse processo foi feito na proposta apresentada pela equipe técnica do DEE/UFV, isto é, mesmo com dados disponíveis até dezembro de 2016, foram projetados valores do ICT e do IPT para março de 2017, uma vez que a expectativa de reajuste era para o mês de abril. Com isso, as variações acumuladas projetadas para os índices de custos e de preços foram de 9,99% e 12,15%, respectivamente.

Recentemente, com a disponibilidade dos dados, foi possível realizar os cálculos dos índices, permitindo avaliar a qualidade das projeções realizadas. Até o mês março de 2017, as variações reais dos índices de custos e de preços foram de 10,06% e 12,36%, respectivamente (Boletim 19 – março de 2017).

Esses valores são muito próximos às previsões. Se fossem utilizados, o reajuste tarifário seria de 11,15% ao invés dos 11,06% propostos. Isso significa que não haveria alteração no preço final da passagem, ratificando o valor de R$ 2,50.

O alinhamento entre a projeção e a realidade confirma a seriedade da proposta apresentada pelo DEE/UFV, além de demonstrar a importância da utilização de índices próprios para definição dos reajustes tarifários. Ao permitir maior transparência ao processo, os reajustes são realizados de forma mais fundamentada e idônea.

O processo de reajuste nos preços das passagens de ônibus urbano em Viçosa

Atendendo a uma solicitação da Comissão Municipal de Trânsito, em novembro de 2016, a equipe técnica do DEE/UFV, utilizando os indicadores de custos e de preços do transporte urbano em Viçosa, sugeriu um reajuste da ordem de 9,16%. Com esse reajuste proposto, a nova tarifa de ônibus urbano em Viçosa seria de R$ 2,46.

Parecer inicial

Em função da postergação da data da reunião da Comissão Municipal de Trânsito, em janeiro de 2017, foi solicitado novo parecer. Naquela oportunidade, a equipe técnica atualizou os dados e projetou um novo reajuste da ordem de 11,06%. Com base nesse reajuste, sugeriu-se que a nova tarifa de ônibus urbano em Viçosa passasse a ser de R$ 2,50.

Segundo parecer (retificação)

Na reunião da Comissão Municipal de Trânsito realizada em 02/03/2017, os representantes do Departamento de Economia, responsáveis pelos cálculos do ICT e do IPT, foram convidados para tirarem dúvidas e esclarecerem aos membros da Comissão os procedimentos metodológicos utilizados nas projeções.

Tendo como base a proposta apresentada pelo DEE/UFV, a Comissão Municipal de Trânsito aprovou o valor de R$ 2,50 para a passagem de ônibus urbano em Viçosa, passando a vigorar em 03/04/2017.