Departamento de Economia lança Índices de Transporte Urbano para Viçosa

Em evento realizado no dia 26/11 no Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa, contando com a presença do Pró-Reitor de Extensão, Prof. Clóvis Andrade Neves, que na ocasião também representou a Reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, do Prefeito Municipal Ângelo Chequer, do Secretário de Governo Luciano Piovesan, da Diretoria da empresa Viação União Ltda e demais convidados, foram apresentados os Índices de Custos e de Preços do Transporte Urbano em Viçosa (ICT-Viçosa e IPT-Viçosa).

Para a implementação dos índices, foi estabelecida uma parceria público-privada entre a empresa prestadora de serviço de transporte coletivo urbano, a Prefeitura Municipal de Viçosa e a Universidade Federal de Viçosa. A equipe técnica do Departamento de Economia, composta pelos professores Evonir Pontes de Oliveira (coordenador) e Adriano Provezano Gomes, apresentou, na ocasião, o primeiro Boletim Técnico referente ao trimestre julho/agosto/setembro de 2015.

O IPT reflete a inflação nos principais bens e serviços utilizados pela empresa responsável pelo transporte público municipal e o ICT é calculado com base na evolução do custo por passageiro transportado.

A divulgação mensal dos indicadores pelo Departamento de Economia permitirá maior transparência dos custos, preços e sistema tarifário do transporte coletivo urbano municipal para toda a sociedade.

Os boletins, notas metodológicas, contatos e maiores informações sobre os índices estão disponíveis no endereço www.indicesdee.ufv.br.

Ajustada

Lançamento dos índices no Departamento de Economia da UFV