Estabilidade do ICT-Viçosa em março reflete ganho de produtividade no setor

O ICT-Viçosa no mês de março de 2016 registrou estabilidade, com uma variação inferior a 0,01% e acumulado de 4,66%. Apesar do aumento nos custos totais, principalmente devido aos gastos com peças de veículos e recauchutagem de pneus, também houve um aumento do número de passageiros, mantendo estável o custo operacional por passageiro transportado. Assim, o benefício do ganho de produtividade da empresa foi transferido ao consumidor, uma vez que o índice que pode ser utilizado para balizar o reajuste tarifário não se alterou com a simples elevação dos custos operacionais.

Já o IPT-Viçosa, que mede a evolução mensal dos preços dos principais bens e serviços utilizados no transporte público urbano no município, foi de 0,17%, valor ligeiramente superior ao registrado no mês anterior (0,12%). No acumulado de nove meses, a inflação no setor atinge 5,44%.

Confira o Boletim Técnico Nº 7 – março de 2016