Fatores típicos do mês de fevereiro explicam alta no ICT-Viçosa, e IPT sofre pequena variação positiva

Em fevereiro de 2016, o ICT-Viçosa, que mede a evolução do custo operacional por passageiro transportado, teve alta de 0,64%. As férias escolares e os feriados prolongados, como o carnaval, contribuíram para reduzir o número de pessoas que utilizaram o transporte público urbano. Com isso, houve uma tendência natural de aumento no custo por passageiro transportado. No acumulado, o ICT-Viçosa manteve a tendência positiva que teve início em outubro do ano passado, atingindo 4,66% nos oito meses de acompanhamento.

Já o IPT-Viçosa, que mede a evolução mensal dos preços dos principais bens e serviços utilizados no transporte público urbano no município, foi de 0,12% em fevereiro. Apesar de positivo, esse valor foi inferior ao registrado em janeiro, da ordem de 2,18%. A inflação acumulada do setor desde o último reajuste tarifário, ocorrido em junho de 2015, foi de 5,27%, tendo como os principais responsáveis as variações nos preços dos combustíveis e do salário mínimo.

Confira o Boletim Técnico Nº 06 – fevereiro de 2016