Fevereiro de 2017: índices do transporte urbano em Viçosa se estabilizam depois das elevações de janeiro

O Índice de Custos do Transporte (ICT-Viçosa) no mês de fevereiro de 2017 registrou variação de 0,16%, consideravelmente inferior se comparada ao mês anterior. Apesar dos custos médios permanecerem relativamente inalterados, o número de passageiros transportados é reduzido devido o mês de fevereiro apresentar alguns fatores relevantes, como: o período de férias na Universidade Federal de Viçosa; as festividades do Carnaval; e o menor número de dias deste mês. No acumulado, desde o início do cálculo do índice, o ICT-Viçosa alcançou 9,60%.

Já o IPT-Viçosa, que mede a variação mensal dos preços dos principais bens e serviços utilizados no transporte público urbano no município, registrou estabilidade, com variação de -0,07%. Essa retração no índice de preços vem após uma elevação considerável do índice no primeiro mês do ano. Pode-se verificar que, desde o último reajuste tarifário, em junho de 2015, a inflação acumulada no setor de transporte urbano em Viçosa é de 10,95%.

Confira o Boletim Técnico N.º 18 – fevereiro de 2017