Mas afinal, o que é Média Móvel?

Em estatística, a média móvel é um recurso utilizado para se identificar a tendência de um conjunto de dados dispostos em uma série de tempo. Dados e informações econômicas e financeiras variam segundo uma série de eventos ao longo do tempo. Embora seja muito difícil identificar exatamente os fatores que afetam o movimento desses dados, quase sempre é possível identificar tendências temporais. Os custos do transporte constituem um caso particular, pois tais custos não são distribuídos uniformemente ao longo do ano, além da grande variação da demanda por transporte ao longo dos meses, em especial em cidades universitárias, como Viçosa.

Como o próprio nome sugere, o indicador de média móvel tira uma média dos custos mensais por passageiro transportado em um determinado período, no caso 12 meses. Ele é utilizado para se entender para qual caminho os dados parecem apontar: se vai seguir uma tendência de alta, se vai cair ou se permanecerá estacionário.

No caso do ICT, o uso de médias móveis de 12 meses implica que será tirada uma média simples dos últimos 12 custos unitários e, para cada mês que passa, o custo do novo mês é adicionado à média e o custo do mês mais antigo é subtraído. Em outras palavras, a média móvel do ICT sempre terá os 12 meses do ano, sendo que, por exemplo, quando o mês de setembro de 2017 entrar no computo da média, o mês de setembro de 2016 será subtraído.

Vamos a um exemplo (valores hipotéticos)!?

Capturar

Compreendeu? Ficou alguma dúvida?

Se precisar de novas orientações acerca das metodologias de cálculo dos índices de transporte em Viçosa, ICT e IPT, entre em contato pelo link Contato ou pelo e-mail indicesdee@ufv.br.