Reajuste do salário mínimo e aumento nos preços dos combustíveis impactam no primeiro IPT-Viçosa de 2017, e ICT registra a maior variação da série

O ICT-Viçosa, que mede a variação no custo por passageiro transportado, do primeiro mês de 2017 registrou variação positiva e significativa de 1,90%, a maior variação registrada desde o início da série histórica. O período de férias nas instituições de ensino públicas e privadas foi o principal responsável pelo elevado indicador de custo do transporte, pois reduz o número de passageiros transportados enquanto a maioria dos custos permanecem inalterados. Ademais, os reajustes do salário mínimo e dos combustíveis ampliaram os dispêndios com pessoal e insumos, respectivamente. No acumulado, desde o início do cálculo do índice, o ICT-Viçosa atingiu 9,43%.

O IPT-Viçosa, que mede a variação mensal dos preços dos principais bens e serviços utilizados no transporte público urbano no município, registrou variação de 1,99%, a terceira maior variação desde o início do acompanhamento dos preços, em julho de 2015. Assim como em janeiro de 2016, foram registradas altas de preços de diversos bens e serviços que compõem o índice, condicionando o mês de janeiro como o mais impactante para o índice de preços acumulado. Além disso, é a primeira vez, em 19 meses, que há variação mensal em todos os grupos que compõem o IPT. A inflação acumulada no setor de transporte urbano em Viçosa foi de 11,02%, alcançando pela primeira vez os dois dígitos.

Confira o Boletim Técnico N.º 17 – janeiro de 2017