Tarifa do transporte público urbano de Viçosa sofre reajuste de 10% a partir de abril

O Prefeito Ângelo Chequer assinou, em 02 de abril, o Decreto nº 5.314/2019 que determinou a revisão da tarifa do transporte coletivo municipal para o valor de R$2,75, para todas as linhas, a partir do dia 15 de abril. O novo valor representa uma compensação da inflação no setor vivida no período, que acarretou no aumento dos principais insumos do transporte, como observado nos boletins técnicos dos índices de Custos e Preços do transporte em Viçosa.

Na reunião da Comissão Municipal de Trânsito e Transporte que definiu o novo valor da passagem de ônibus urbano em Viçosa, em 04 de fevereiro, foi aprovada a proposta de reajuste apresentada pelo Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa (DEE/UFV). De acordo com a referida proposta, as passagens de ônibus deveriam sofrer um reajuste da ordem de 10,01%, passando de R$ 2,50 para R$ 2,75, valor consideravelmente menor que o solicitado pela empresa prestadora do transporte, por ônibus, em Viçosa.

Esta proposta foi construída com base na evolução dos indicadores de custos e de preços do transporte urbano em Viçosa (ICT e IPT), desde o último reajuste, ocorrido em abril de 2017.

Veja o Parecer Técnico, apresentado pelo DEE/UFV, que subsidiou a Comissão Municipal de Trânsito e Transporte em sua tomada de decisão.

Para mais informações sobre os índices, consulte a Apresentação e as Notas Metodológicas.

O objetivo principal da construção e acompanhamento de índices próprios de custos e preços é permitir maior transparência ao processo, sendo os reajustes tarifários realizados de forma mais fundamentada e idônea.