Informativo

Um ano pós-reajuste tarifário, ICT desacelera, mas ainda é considerado elevado, e IPT fica estável

Um ano após o último reajuste tarifário do transporte urbano de Viçosa, os índices de transportes, ICT e IPT, prosseguem sendo divulgados mensalmente com o objetivo de garantir transparência e estabelecer regras claras em futuras solicitações de reajustes tarifários.

Em março de 2018, o ICT-Viçosa, que considera a evolução do custo operacional por passageiro transportado, apresentou variação positiva de 1,06%. Apesar de ser uma variação mensal elevada, a mesma é a menor dos últimos nove meses. No acumulado o ICT-Viçosa atingiu, em 12 meses, variação de 19,60%.

Em contraponto, o Índice de Preços do Transporte Urbano em Viçosa (IPT-Viçosa) apresentou queda de 0,15%. A última variação negativa no IPT ocorreu em julho de 2017. O IPT acumulado em um ano é de 6,22%, mantendo-se ligeiramente estável pelo segundo mês consecutivo.

Confira o Boletim Técnico Nº 29 – março de 2018